Brasil CowboyMaior loja virtual de Moda Country do Brasil

Neste artigo vamos falar do relacionamento de agência full-web da 80 20 Marketeria Digital e um de seus clientes mais antigos, a Brasil Cowboy, a maior loja virtual de Moda Country do Brasil.

A loja é 100% virtual, e possui uma estrutura de logística própria localizada no coração do mundo sertanejo no Brasil, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

O INÍCIO

O empresário Oscar Tenuta começou a empreender desde cedo. Atuando em negócios locais, e depois em compra e venda através de anúncios no mercado livre, decidiu em 2007 que queria abrir um eCommerce.

Pesquisou vários segmentos, mas estando no coração da produção (e cultura) agropecuária do Brasil, e com um bom “faro” comercial, identificou negócios de sucesso no segmento country nos Estados Unidos, e não encontrou nenhum site interessante neste nicho no Brasil.

Montou um plano de negócios, levantou uma verba inicial (que não era muito grande), e decidiu por começar o site. Neste ano procurou a consultoria do Grupo WTW, na época a empresa Gestão Ativa, que estava começando a atuar com eCommerce e Marketing Digital.

O processo de pesquisa pelos fornecedores, escolha do mix de produtos, desenho da marca, definição de preços e políticas de trocas e entregas aconteceu todo em conjunto entre o empresário e a agência.

ANTES DO PONTO DE EQUILÍBRIO

Os primeiros meses foram focados em desenvolver a loja virtual, produzir fotos dos produtos, produzir textos de produtos otimizados para buscadores, e criar a presença em redes sociais. Neste cenário entrou a 80 20 Marketeria Digital, que participou da concepção das linhas de conteúdo da Brasil Cowboy no Orkut, Twitter e Facebook (que na época ainda estava começando).

Nos primeiro 6 meses as vendas foram menores do que os investimentos em produtos, plataforma e marketing, mas após isso começaram a crescer rapidamente. As ações iniciais nas redes sociais foram de pouca expressividade, até pela pequena base de fãs.

Desde o início do site, a grande força motriz de visitas foram as visitas de buscadores, potencializadas pelo serviço de SEO.

MÉTRICAS E RESULTADOS

Ao longo do crescimento do site, sempre houve uma preocupação com as métricas, onde não só eram acompanhadas as visitas ao site, mas também as origens de tráfego que geravam mais viistas e vendas, e também o acompanhamento da taxa de conversão por canal de tráfego. Isto permitiu que houvesse uma otimização da alocação dos investimentos em Marketing Digital.

Com os resultados observados com o crescimento da base de fãs no Facebook, e que a correta segmentação no investimento de mídia, possibilitou que a loja alcançasse mais de 700.000 fãs, e, mesmo com a queda de entrega dos conteúdos postagens, por parte do algoritmo do Facebook, a loja possui uma interação que continua crescendo, e, principalmente, gerando vendas.

Além disso, desde o início houve uma preocupação em captar o email dos clientes, e gerar uma base de clientes que recebe diariamente emails segmentados, com ofertas e lançamentos, o que incentiva os clientes a comprar a partir do clique na mensagem recebida.

HOJE

Hoje, 5 anos depois do início da loja, as Redes Sociais, especialmente Facebook e Instagram são o principal canal de comunicação da loja com seus clientes, e o email marketing, o Google Adwords e SEO fazem o papel de gerar vendas diariamente.

A loja já possui um faturamento expressivo, é líder em seu segmento, e continua desbravando novas ações e campanhas de marketing digital, inclusive com algumas ações que extrapolam o mundo online, integrando com o offline.

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