Gamificação e Métricas de EngajamentoMelhorar a maneira de como os clientes interagem com a marca.

Na 80 20 Marketeria Digital, nosso objetivo é entregar resultados para nossos clientes. Não só na captação de novos usuários, mas também em melhorar a maneira de como os clientes de nossos clientes interagem com a marca deste último.

Desafio

Felipe Dib é o criador dos projetos Você Aprende Agora e Tu Aprendes Ahora, que são cursos completos de inglês e espanhol, com conteúdo de qualidade, e vídeos em formato web (3-10 minutos).

O site utiliza o modelo Freemium de monetização, em que a ideia é que os usuários acessam os vídeos das aulas gratuitamente (mediante um cadastro), mas se tornem usuários pagantes assim que quiserem responder os exercícios.

Assim que fora lançado, os usuários cadastrados começaram a assistir as aulas no site, mas com um índice de engajamento muito baixo, ou seja, abandonavam o curso muito rapidamente.

Foi aí que a 80 20 Marketeria Digital foi procurada para identificar o que poderia ser feito para melhorar a retenção dos alunos ao longo do curso, para não só aumentar a quantidade de aulas que cada aluno assistia, mas também aumentar a probabilidade destes alunos se tornarem clientes, comprando os pacotes de créditos para responder aos exercícios.

Solução

O primeiro passo foi identificar quais seriam os KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores Principais) a serem utilizados para avaliar o engajamento dos usuários.

O site foi taggeado para controle de eventos, utilizando o Google Analytics, e foram elencadas as métricas de Páginas/Visita (o número de páginas que cada visitante acessa ao longo de uma visita ao site) e Tempo Médio no Site (tempo de duração média de cada visita).

Um dos pontos importantes foi usar a segmentação avançada do Google Analytics, para que estes números fossem levantados apenas para os visitantes que estavam retornando ao site, já que, como estão rodando várias campanhas e ações para captação de novos usuários, estes acabariam enviesando a análise.

Na primeira avaliação, cada visita ao site estava durando em média 15 minutos, e cada visitante navegava por 8 páginas, em média.

Em cima destes KPIs, a 80 20 sugeriu a criação de um ambiente de gamificação, em que os usuários do site ganham pontos para cada questão respondida (um pouco mais de pontos se acertar), e também para outros comportamentos dentro do site. Além dos pontos, para algumas conquistas específicas o usuário recebe badges também.

Todas as badges são mostradas em um ranking na capa do site, e também cada usuário consegue ver os três outros usuários logo acima e logo abaixo dele, para incitar a competição.

Resultados

A partir da implantação da ferramenta de badges, os resultados foram imediatos. De um mês para o outro houve um salto de 8 para 10 páginas por visita (25% de aumento), e também de 15 para 18 minutos de duração média (20% de aumento).

O projeto de gamificação melhorou o índice de engajamento dos usuários com o site em, pelo menos 20%, além de ter gerado um aumento médio de faturamento de 33% com relação aos 3 meses que antecederam a implementação.

Entre em Contato

Enviando...
Top