IbratinO meio digital introduzindo no varejo

A Ibratin é uma empresa ítalo-brasileira, e foi fundada no Brasil em 1977, em Franco da Rocha, Estado de São Paulo.

Com o know-how adquirido na Europa, Luciano Rolleri e Giovanni Bracco abriram uma fábrica no interior paulista, e em seus mais de 35 anos de história, e 4 plantas industriais nos quatro cantos do país, consolidou-se como o maior grupo vendedor de tintas texturizadas do país.

O foco da empresa desde sua fundação foi atender ao mercado de construção civil, porém, a partir de 2013, a empresa decidiu expandir sua atuação para o mercado de varejo, para atender o consumidor final.

Esta ampliação do escopo de atuação gerou uma necessidade de posicionamento mais agressivo da marca, não só se preocupando com embalagens e estratégias de ponto-de-venda, mas também com a presença nos meios de comunicação via assessoria de imprensa e propaganda, e também nas redes sociais.

A 80 20 Marketeria Digital foi escolhida para realizar um diagnóstico de mercado, que analisou a presença da marca nos ambientes digitais, e também a força de seus concorrentes na internet.

A partir deste diagnóstico foi desenhado um planejamento de 12 meses para consolidar a presença da Ibratin no cenário nacional do varejo de tintas.

Este planejamento considerou diversas estratégias, que interagem para atingir a missão da empresa, além também de respeitar seus valores corporativos.

A estratégia levou em consideração as principais redes sociais em audiência e interação, em 2014, o Facebook e Instagram, com uma curadoria e produção de conteúdo que valorizam a qualidade das cores da Ibratin.

Uma das ideias que funcionou muito bem no impacto com o público foi a mudança semanal do avatar da empresa, e o tom de voz dos posts seguindo, durante toda a semana, a personalidade daquela cor, despertando a curiosidade dos fãs e seguidores, que acabam interagindo com a marca.

Entre esta e outras estratégias de conteúdo, a Ibratin cresceu quase 10x seu alcance de público (uma métrica de branding importantíssima para o varejo), e passou a interagir diretamente com o consumidor final, conquistando mais proximidade, e, é claro, vendas!

Fora isso, foi implementando um monitoramento, onde em tempo real são acompanhadas as citações da marca e suas principais linhas de produto, e cada menção é respondida em menos de 1 hora, garantindo que os clientes se sintam valorizados e respondidos.

Outro componente da estratégia de conteúdo foi trabalhar no formato vídeo, que ajuda a transmitir a mensagem de maneira mais envolvente, e o conceito trabalhado para a Ibratin foi: “O fim das paredes brancas“.

No primeiro vídeo da Websérie, um casal faz a pintura de seu novo apartamento, se divertindo no processo, enquanto o vídeo vai deixando dicas para quem vai se aventurar a pintar. Confira:

 

A 80 20 cuidou de todo o processo de produção do vídeo, do argumento, roteiro, produção e pós-produção, além da divulgação, que gerou mais de 10.000 visualizações, e a marca conseguiu perceber um maior volume de procura física pelos produtos em praças estratégicas, na época da publicação do vídeo.

Ainda antes do final de 2014, a JustWorks desenvolveu para a Ibratin um aplicativo para iPhone/iPad  e Android.

O aplicativo teve como objetivo não só apresentar a empresa, mas o principal foi criar uma ferramenta de trabalho para arquitetos e decoradores, e também pessoas interessadas em decoração.

Uma das ferramentas que está sendo mais utilizada no aplicativo é um simulador de ambientes, onde o usuário do aplicativo pode tirar a foto de um ambiente, ou mesmo usar uma planta 3D do imóvel, e, marcando nesta imagem a posição das paredes, pode escolher uma das cores da Ibratin, e “pintar“ a parede, vendo como esta cor vai ficar naquele ambiente.

Veja abaixo como funciona o simulador:

Simulador Ibratin

Fora isso, o aplicativo ainda dá acesso aos principais conteúdos da Ibratin, entre notícias, dicas e também aos vídeos disponíveis em seu canal do Youtube.

O conjunto destas estratégias, e presença orquestrada nestes diversos canais digitais, permitiu que, ao longo de 1 ano, a Ibratin conquistasse uma presença online mais marcante, e que começa, em 2015, a refletir em sua participação de mercado no acirrado segmento de tintas e texturas.

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